sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gatos, gatos e gatos

Coisas de gatos.
Por Adma Pillar.

Desde menininha tenho um grande amor aos animais, especialmente aos gatos .Cresci numa casa cheia deles e meu contato sempre foi intenso,por amar afagá-los, abraçá-los, te-lôs em meus braços.E aí fui a cada dia me ligando mais a eles e ouvindo as mais diversas histórias cheias de mistérios, de culpas e de suspense.Ainda bem pequena me falaram que os gatos haviam negado água a Deus, como sofri de culpa por amá-los tanto! E lutava para me libertar dessa forte ligação.Me perguntava: Como uma menina que vai à missa todos os domingos, que já sabe rezar o terço, gosta de bichinhos que negam água a Deus? E perguntava a um e a outroe sempre com um gato atrás.Bem, acabei descobrindo que era lenda , o que me aliviou muito.Mas não parou por aí, vieram os casos de que os gatos não gostam dos donos, dão asma, só se apegam ao lugar que moram...fui lendo sobre eles e observando suas reações. Tudo uma grande mentira.Eles são independentes sim, eles escolhem os donos, só vão quando querem, mas através do olhar de seu gato, você o conhece pelo todo.Têm uma percepção aguçadíssima, pressentem até, posso afirmar.0s gatos carregam uma turbulenta e exótica história de vida, magia, terror e adoração. O convívio com eles me proporciona momentos alegres, felizes, quando acordo, lá estão os três, me esperando para um bom dia festivo e cheio de farra na minha cama, entre almofadas e edredon.Eles têm o dom de captar e retribuir o astral do dono, ou do amigo, como vocês queiram, correm entre as plantas, pulam , enchem uma vida de cia . e alegria. Extremamente higiênicos, buscam os lugares mais aconchegantes da casa e passa a fazer parte de sua vida de forma peculiar.Não me imagino sem eles.Depois de um dia cansativo de trabalho, é relaxante vê-los caminhar sobre os móveis, com uma elegância e suavidade que só eles têm, passam por entre louças e flores sem sequer tocar nelas. E se o você o observa, te lança olhares penetrantes, buscando aprovação.Afinal,não fez nada errado.Passo horas e horas escrevendo, trancada e nunca estou só, dos meus três, pelo menos dois me fazem cia. até madrugada, sentados no tapete, entre sono profundo ou cochilo, e quando me perco nas palavras, viajo em meus sentimentos,sinto um toque carinhoso e leve ou um miado sonoro de pedido de colo que traduz: eu estou aqui com você.

Almas gêmeas Por Adma Pillar








Muito tem se falado pela busca do par perfeito,daquele que pode ser a metade da laranja, metaforicamente falando.A cada dia as relações afetivas tornam-se mais complexas, o ser humano sofre mutações continuamente e essas mutações muitas vezes são fatores preponderantes para as transgressões por vezes inaceitáveis pelo par.A mídia vende imagens de corpos perfeitos, rostos sem marcas, pele dourada, o que dificulta a aproximação do que não é belo pelos padrões pré-estabelecidos pela sociedade da qual fazemos parte. Mas o encanto pelo outro vai muito além disso , o encontro da tão falada e desejada e tantas vezes inalcansável de almas que se identificam, se afinizam, que tem os mesmos ideais, os mesmos assuntos, os mesmos sonhos.Ambas buscam, antes de tudo, uma elevação cultural e intelectual, consci~encia e interesses, afetos e desejos.O estado de ânimo de um reflete como um espelho no outro, a doença de um entristece o outro e a felicidade de um é compartilhada na mesma intensidade e sintonia, sem limites.Tudo isso independe de classe socioeconômica-cultural e/ou aparência.São almas sedentas de amor, de carinho, de partilha, de presença e essência e quando encontram àquela que vai oferecer-lhe tudo o que almeja, se unem e somam, multiplicam e dividem a vida...subtrair jamais.






O novo acordo ortográfico


Está em vigor o Acordo Ortográfico que unifica a escrita em todos os paises que falam português. Ainda causador de dúvidas e polêmicas, o Acordo mudou a grafia de apenas 0,5% das palavras escritas no Brasil. Para muitas pessoas, esse assunto é indiferente. Mas quem usa obrigatoriamente a ortografia oficial, como professores, jornalistas, redatores, editores, escritores e estudantes, tem muito o que decorar.Estamos na luta.



Por Adma Pillar

A FÉ remove montanhas.
Ela é a firme convicção de que algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos em algo ou alguém. Relacionada unilateralmente com os verbos”acreditar, confiar ou apostar,”se alguém tem FÉ em algo então acredita, confia e aposta, somando-se a isto o sentimento de afeição e até amor.Ela possibilita amenizar dores e sofrimentos,transporta para o objeto da FÈ uma esperança grandiosa, fundamentalmente quando existe uma entrega.

"Ser feliz me consome muito"



Principalmente ao ler textos belos como este.


A juventude não tem fim.

“ A juventude não é um período da vida, a juventude é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória do valor sobre a timidez.
Alguém não se torna velho por ter vivido um certo número de anos; torna-se velho porque desertou dos ideais.Os anos enrugam a pele, mas a renúncia a um ideal enrugam a alma.
As preocupações, as dúvidas, os temores e as desesperanças são os inimigos que, lentamente, nos fazem vergar para o chão e nos convertem em pó antes da morte.
Jovem é o que se deslumbra e se maravilha...E que pergunta como um menino- E depois?
Jovem é o que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.As provas o galvanizam, os fracassos o tornam mais forte, as vitórias o fazem melhor.
Serás tão jovem como a tua fé, tão velho como tuas dúvidas, tão jovem como a confiança que tenhas em ti, tão velho como tuas desesperanças e mais velho ainda como teu abatimento.
Permanecerás jovem tanto quanto permanecerás generoso, tanto quanto antes sentires o entusiasmo de dar alguma coisa de ti:pensamentos, palavras, amor; tanto quanto o fato de dar alguma coisa te der a impressão de receber; e, por conseguinte, de sempre estar devendo e desejando dar mais.
Permanecerás jovem, enquanto fores receptivo a tudo quanto é belo, bom e grandioso, podendo desfrutar das mensagens da natureza, do homem e do infinito.
Se um dia, qualquer que seja a tua idade, teu coração for mordido pelo pessimismo, torturado pelo egoísmo, ruído pelo cinismo, que Deus tenha piedade de tua alma de velho.
General Douglas MacArthur.




Sapatos...sonho nosso.
Por Adma Pillar.

Apontam as pesquisas e elas não mentem jamais: 11 entre 10 mulheres simplesmente AMAM sapatos. Fetiche? É, pode ser. A palavra significa “enfeitiçar” e as mulheres, ou sua grande maioria realmente não resistem a um belo par de sapatos.Podem ser baixos, abertos ou de saltos altos, o que sem dúvida,deixa a mulher mais sensual e elegante.Os estudiosos garantem que os sapatos como objeto de desejo provém do fato de os pés terem um alto grau de simbolismo erótico.Torna-se inconteste o poder de sedução de um salto alto,com uma mulher que saiba pisar.
Se você algum dia observou uma mulher de salto alto andando pela rua, sabe o poder de atração que esse tipo de sapato exerce.o ritmo de quem está usando salto alto é tanto auditivo como visual,uma combinação magnetizadora de passos em staccato com cadeiras de balanço.Comparada com suas irmãs de salto raso, uma mulher de salto alto é uma sereia, olhada tanto por homens como por mulheres -embora por motivos diferentes. Apesar do custo relativamente baixo, o sapato de salto alto substitui a pulseira de brilhantes e o casaco de pele como símbolo do luxo.
Por que será que o sapato alto é tão fascinante?
A resposta é clara, porque nos tempos modernos, é uma forma de calçado exclusivamente feminina.Somente as mulheres os usam.Saltos altos fazem a mulher sensual, auto-confiante e muito mais elegante, ainda que vestida com uma roupa básica, sente-se poderosa, digamos assim.
Chego a pensar que este desejo por sapatos venha da história da Cinderela que tantas e tantas vezes ouvimos de nossos pais e avós e tios,que a bela Cinderela tinha lindos sapatos de cristal e que assim conseguiria ser feliz para sempre.
Dessa forma, pude entender finalmente o porque da preferência do príncipe por Cinderela às filhas de sua madrasta: só ela possuía pés e sapatos de salto tão perfeitos que tirariam qualquer um do sério.

Perfumes: cheiro, emoção e lembranças.
Por Adma Pillar

O perfume é imponente e imperioso na vida de cada um por marcar
acontecimentos, lembranças, paisagens, situações . Por ele ter o poder de nos remeter a um momento por vezes, vivido há tempos e que de forma intensa invade cada um de nós.Nada disso ou tudo isso é por acaso, ao penetrarem nossas narinas, os aromas encontram o sistema límbico, que é responsável pela memória, pelos sentimentos e pelas emoções. Através do “cheiro” nos reportamos a tudo àquilo que nos deixou marcas...E tudo começou em remotos tempos,quando os deuses eram invocados por homens através da fumaça de ervas que liberavam aromas diversos.Neste contexto histórico que surgiu a palavra “perfume”, em latim, “per fumum”, que significa “além da fumaça”.O perfume nasceu há três mil anos e as lendas que embalam sua criação vão mais longe ainda.Saindo da Índia, passando pela Arábia e alcançando seu esplendor com o Movimento Renascentista,sendo a Europa o palco de sua popularidade.O olfato tem o poder de mexer com a imaginação de homens e mulheres, não foi em vão que Jean Jacquess Rosseau afirmou no longíquo século XIX, “que a imaginação voa através do cheiro “.Grande parte das pessoas não se esquecem daquela velha caixa de sabonete que a avó nos deixou., de um perfume que uma pessoa querida usou por anos a fio e não está mais conosco, quando ele , por acaso nos chega pelo ar, a sensação que temos é de que aquela pessoa vai chegar, que está ali, paupável, ao nosso inteiro dispor, que é só estender a mão e poderemos tocá-la e nos inebriar com seu perfume.É mágico o poder do olfato,talvez tão grandioso quanto a visão e tão sensível quanto o tato .Perfume-se, deixe sua marca por onde passar e invoque emoções passadas, presentes e futuras.

O poder do Poder



O poder do PODER.
Por Adma Pillar.

O poder tem um poder inenarrável de modificar o homem.Segundo o psicanalista Lacan,no momento em que alguém se vê “rei”, ele muda sua personalidade.Qualquer cidadão quando sobe ao poder, todo seu psiquismo é alterado.Seu olhar sobre os outros será diferente; ainda que seja difícil admitir, ele olhará “de cima”os seus “governados”,os “comandados”, os “coordenados”, enfim, os demais mortais.Estar no poder dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo. Isso é fato.É um grande agente modificador da conduta humana, da personalidade, do convívio , e com tudo isso, acontecem conflitos entre comandante e comandados.As pessoas não estão preparadas para conduzirem a sensação de PODER, de ter sob suas ordens ou seu comando,outras pessoas .Usam isso, na maioria das vezes de forma abusiva, usando-o sim, para fazer valer seus direitos de dominar o outro.Òbvio que todas as regras têm exceção, mas a cada dia essa teoria se faz mais presente e inquestionável na vida de cada um, agindo como um sabotador de almas e corações.A pessoa quando detém o poder precisará de máscaras(personas) e molduras.A moldura é algo delimitado simbolicamente a ação dele enquanto representante do poder.Se ele não cria essa moldura e a cada dia necessita de mais e mais poder, perde-se num labirinto até se tornar uma patologia psíquica como Hitler, Stalin, Collor de Melo e tantos outros.Querem e acham que podem dominar o mundo e o outro, evidenciando assim que, a grande maioria está despreparada para o PODER, por que no fundo ele furta sentimentos, emoções, elos de afeto e de respeito ao próximo, por ser altamente sedutor e a sedução dele corrompe, decepciona, e cega os seus ocupantes ainda que temporários, porque a máxima do PODER é: EU POSSO , EU VOU.Só que os poderosos esquecem que ele é efêmero, passageiro e fugaz.E nada como um dia após o outro , quando vemos cerrar as cortinas e as luzes do palco se apagarem, deixando o ostracismo como lembrança de áureos tempos.Olhar a platéia e se ver profundamente só. A cadeira vazia.

O poder tem um poder inenarrável de modificar o homem.Segundo o psicanalista Lacan,no momento em que alguém se vê “rei”, ele muda sua personalidade.Qualquer cidadão quando sobe ao poder, todo seu psiquismo é alterado.Seu olhar sobre os outros será diferente; ainda que seja difícil admitir, ele olhará “de cima”os seus “governados”,os “comandados”, os “coordenados”, enfim, os demais mortais.Estar no poder dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo. Isso é fato.É um grande agente modificador da conduta humana, da personalidade, do convívio , e com tudo isso, acontecem conflitos entre comandante e comandados.As pessoas não estão preparadas para conduzirem a sensação de PODER, de ter sob suas ordens ou seu comando,outras pessoas .Usam isso, na maioria das vezes de forma abusiva, usando-o sim, para fazer valer seus direitos de dominar o outro.Òbvio que todas as regras têm exceção, mas a cada dia essa teoria se faz mais presente e inquestionável na vida de cada um, agindo como um sabotador de almas e corações.A pessoa quando detém o poder precisará de máscaras(personas) e molduras.A moldura é algo delimitado simbolicamente a ação dele enquanto representante do poder.Se ele não cria essa moldura e a cada dia necessita de mais e mais poder, perde-se num labirinto até se tornar uma patologia psíquica como Hitler, Stalin, Collor de Melo e tantos outros.Querem e acham que podem dominar o mundo e o outro, evidenciando assim que, a grande maioria está despreparada para o PODER, por que no fundo ele furta sentimentos, emoções, elos de afeto e de respeito ao próximo, por ser altamente sedutor e a sedução dele corrompe, decepciona, e cega os seus ocupantes ainda que temporários, porque a máxima do PODER é: EU POSSO , EU VOU.Só que os poderosos esquecem que ele é efêmero, passageiro e fugaz.E nada como um dia após o outro , quando vemos cerrar as cortinas e as luzes do palco se apagarem, deixando o ostracismo como lembrança de áureos tempos.Olhar a platéia e se ver profundamente só. A cadeira vazia.

Além do que se vê



Um horizonte cheio de promessas

Você foi meu herói...meu amor maior


O melhor amigo , o meu grande amor, meu cúmplice maior, meu pai...
Saudades sempre !

Uma tarde de outono do ano 2009


Meu querer

Quero dormir
Para sonhar com você
Acordar
Para ter a chance de te ver
Sair de encontro ao vento
Para ver se ele
Me traz seu cheiro, seu perfume
Sentir minhas mãos
Na esperança de que elas se entrelacem com as suas
Olhar o pôr-do-sol
Quem sabe nossos olhos se encontrarão lá?
Perceber o infinito, estrelas e lua
Sol e chuva
Às vezes você passeia entre elas
Encontrar-te
De novo
Sempre!

Eu queria

Queria um país
Sem nenhuma desigualdade
Que todos pudessem
Sorrir demais
Amar demais
Ser feliz demais
O demais anda em falta
Virou antítese de vida
Mas desejar não é pecado
Nem profano
Só ilusório, talvez
Ainda assim
vive-se na corda bamba da esperança de dias melhores
dias que virão....ou não virão?
Será? Quando?

Transeuntes

Pessoas
seres humanos que passam
sua história
suas ilusões e esperanças
O que serão?
Todos iguais e tão diferentes!
tantos homens, mulheres e crianças
O que anseiam e esperam?
Todos com sentimento
Razão e emoção
tantos ricos...tantos pobres
Eles me tocam
De alguma maneira
me identifico com eles
Somos como soldados
Na mesma guerra
Lutanto tanto e
ganhando nem tanto
eles voltam
Será que evoluem como pessoas?
não sei
E talvez nem eles saibam
São simplórios e humildes
tristes e cansados
indolentes e robotizados
Agem por mecanismo
A vida os fez assim
Tão assim
Que dá pena.

Encanto

te vi
me encantei
como só se encantam as adolescentes
sonhei
como só sonham as românticas
te desejei
como só desejam as amantes
te espero
como só as mulheres apaixonadas
sabem esperar...

Falsa Realidade

Uma música que toca
Num piano lindo
Um pianista encantador
Onde vivi meus melhores anos
Fascinação!!!
A mais bela das belas
"OS SONHOS MAIS LINDOS SONHEI"
Que sentimento complexo!
Sonhar os sonhos mais lindos
E acordar sorrindo
Só que o tempo passou
E os meus sonhos mais lindos
Não viraram realidade.

A morte do dia


As nuvens foram escurecendo
O céu já não se faz tão límpido
E o símbolo do
dia
Que é o Sol
Foi-se também
Já não tem mais a claridade do dia
Nem
o calor do sol
mas acontece um fenômeno maravilhoso
O céu começa a
brilhar
As estrelas nascem
parecendo lágrimas de felicidade
E por
fim
O símbolo da noite, com o enterro do dia..
aparece!
É a lua
Ela
vem para iluminar
Deus não nos tira nada
Perde-se uma coisa
Mas
ganha-se outra
O dia morreu
Mas a noite nasceu.

Palavras

O que seria de mim sem vocês?
sinto que vivemos numa perfeita simbiose
Através de vocês
Chego até à mim
Naquela parte mais trancafiada, mais escondida
ora você vem doce, terna, suave
Me acalenta
me faz viajar em todo o seu poder
Ora vem apelativa, exigente
Devorando meus pensamentos
E fazendo deles
Um mais -que- perfeito
Jogo de sonhos e aspirações
Escritos em verso e prosa
com rimas ricas e rimas pobres
Sem rimas
Sem trilhas
Mas sempre fazendo
Transbordar minha emoção.

Dois loucos

Dois loucos
Sem juízo
Olhos que veêm
Mãos que vão
Desejos contidos
Vontade...prazer...objeto de tesão
Tudo se vive
Com o coração
E o melhor de tudo isso
É a explosão
A paixão
O gozo
O fundo, do tesão!

Latente


Toda a dor
Dor da frustração
De um solitário coração
A viver numa constante espera
Inda que demore tanto
Ou que seja numa outra esfera
A incansável busca dos sentidos
Mesmo que nunca venha a ser
O melhor
O ímpar
Ou o mais sentido
Vai continuar como o latente
Sendo à sombra da esperança
O mais envolvente.

Medo

Sinto muito medo...
Medo de que um dia,
O sol possa desaparecer definitivamente
Cedendo seu lugar
Para a escuridão
Medo de que um dia
A alegria e o sorriso desapareçam
Deixando espaço para a tristeza e as lágrimas
Medo...da desumanidad
...da maldade
...dos temporais
...de perder minha paz interior
...das guerras
...da opressão
...da vingança
...das doenças
enfim, sinto tanto medo, que até do meu medo tenho medo.

Espera

Felizes são aqueles que têm;
Saudades pra sentir
Uma história pra contar
uma lágrima pra rolar
Um pedido pra fazer
Um sorriso pra enternecer
Um sonho pra sonhar
Uma esperança
que com certeza
vai acontecer.

Eles x Eles

pessoas que amam pessoas

que não escolhem o sexo oposto ao seu

que não tem medo de se dar

de se perder

de se achar

todos àqueles que se perdem

e se doam

se acham dentro de si

se gostam

porque enfrentam a discriminação

são seres especiais

sensíveis

amam pelo simples

prazer de amar

não tremem

não temem

não julgam

simplesmente sentem!!!

Lamento

Expor toda minha dor

minha infinda saudade

Lembranças e sentimentos

Que nunca se perderão

Se estão cravados

A ferro e fogo

Dentro de mim

Só crescerão

A cada dia sombrio

A cada lágrima que rola

A cada pranto

Sem nenhum encanto

A vida vem lenta

Como um triste lamento.

Abismo

Tento em vão mergulhar

No mais profundo "eu"

A buscar minha essência

Minha parte escondida

Espio através da janela amarela

Minha face já extenuada

Respirando a força do vento

Saboreando delicadamente

O desconectar de todas as emoções

Avassaladoras

Que já fizeram

Sangrar,ferir, doer

Uma alma que procura sua verdadeira face.

Companheiro de noites insones


Meu vício é você...

À você Dindinha


Tempo

O inexorável tempo

conseguiu trazer de volta

Minha paz...minha alegria

Ainda que em parte ela tenha se perdido

Ao longo de tanta dor

De tantas lágrimas

De tantos sonhos e planos

Jogados ao léu

Se passou ?

Não! Essa dor não passa

Ela atenua

Não para de sangrar um coração ferido

A vida sem você é dura, cruel

Não tem o mesmo brilho

Aquela luz verde que emanava de você

Se fez desbotada

Um labirinto de saudades e lembranças

De quem não sabe levar a vida

Assim...Assim...

Sem você

Mas vou tentando

Quem sabe um dia?


Apresentação

Uma mulher em busca de VIDA em tempo integral, que sonha e canta pelos quatro cantos, que se acha e se perde muitas vezes.Que tem uma família perfeita e amigos fantásticos,que acredita que tudo pode ser bom, depende muito de sua ótica,que o ser humano vale pelo que é, não pela conta bancária ou posicão social.Que odeia hipocrisia, falsos moralismos, pré-julgamentos.Que gargalha alto, chora quando sente vontade, sabe dar colo e pedir também.Que sabe ser forte, como um PILLAR e frágil como uma PORCELANA.Que não quer ser madura o tempo todo, que não quer saber de tudo, tenho muito o que aprender!!! Que caminha pela vida, muitas vezes, sem lenço e sem documento.Espero a cada amanhecer o despertar de um novo dia!